Quem não gosta de refrigerante? Quem nunca tomou refrigerante? Algumas pessoas não tomam e muito menos nunca tomou. Mas desde pequenos somos estimulados a esse vício que pode ser um perigo. E o refrigerante a base de cola? Muito bom,né?Com gotas de limão...
Como percebido o assunto é o refrigerante a base de Cola e seu vilão maior: Ácido Fosfórico. No curso técnico em química um grupo de amigos ficou responsável por determinar a quantidade de Ácido Fosfórico na grande,"deliciosa", e temida: Coca-Cola. Tal grupo realizou uma breve pesquisa sobre a história da Coca-Cola, sua composição e fez o experimento que determinou a quantidade de Ácido Fosfórico em 100ml de Coca-Cola. Vamos dá inicio ao que o Grupo apresentou:
Breve História da Coca-Cola
John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, foi inspirado pela simples curiosidade. Em uma tarde, ele agitou um líquido cheiroso com cor de caramelo e, quando parou, levou a mistura até a vizinha Jacob’s Pharmacy. Lá, a mistura foi combinada com água com gás e provada pelos clientes, que foram unânimes: essa nova bebida era, de alguma forma, especial. Então, ela passou a ser vendida na Jacob’s Pharmacy a cinco centavos o copo.
Evolução das garrafas de Coca-Cola |
Composição
Como dito na imagem o uso de ácido ortofosfórico pode causar osteoporose, particularmente em crianças dos 2 aos 14 anos. Em grande quantidade pode até causar a destruição do esmalte dos dentes.
Na verdade nada pode ser feito, pois uma empresa grande como a Coca-Cola não é boba, eles utilizam de outros cálculos para se safarem, como: Desvio Padrão.
Além de realizar esta determinação assustadora, a pesquisa continuou em saber o pH da Coca-Cola, e adivinha: o pH da Coca-Cola é 3. E é considerada uma substância ácida. Também, pela quantidade de Ácido Fosfórico não poderia ser diferente.
Fonte:
Trabalho realizado por alunos do 2ºMódulo do Curso Técnico em Química - CIOB (2013)
Integrantes do grupo: Elias Neres, Natália Silva e Thainá de Jesus.
- Caramelo
- Ácido fosfórico
- Sacarose
- Aromatizantes
- Cafeína
- Dióxido de carbono
O assunto principal da composição da Coca-Cola é o ácido fosfórico. Mas antes de falarmos um pouco sobre esse ácido e falarmos um pouco sobre o experimento realizado, vamos ver algumas consequências que a Coca-Cola causa após você a ingerir:
Se você acha que a Coca-Cola ou outro refrigerante a base de cola que tem ácido fosfórico, só vão comer seus ossos até você não conseguir andar,pois seus ossos vão esfarelar. Não desanime ainda tem mais coisas para você se assustar. Preste atenção nos níveis de açúcar:
Assustado com refrigerante? Normal, pois eles não mostram isso nos comerciais. Não só a Coca-Cola que é motivo de críticas não só por sua composição, mas também os outros refrigerantes fazem mal. E antes que eles nos processem, vamos falar sobre nosso foco: o Ácido Fosfórico.
Propriedades Físico-Químicas do Ácido Fosfórico
-
- Aspecto: Líquido claro, incolor de odor adocicado.
- pH: 1,5 (solução 0,1N, solução aquosa)
- Temperaturas específicas ou faixas de temperaturas nas quais ocorrem mudança de estado físico:
- - Ponto de ebulição: 158º C
- - Faixa de destilação: não disponível.
- - Ponto de fusão: 21ºC
- Temperatura de decomposição: não disponível.
- Ponto de fulgor: não ocorre.
- Temperatura de auto-ignição: não ocorre.
- Pressão de vapor: 0,03 mm Hg a 20ºC
- Densidade do vapor: 3,4 (ar=1)
- Densidade: 1,69 a 25º C (água =1)
- Solubilidade: miscível em água em todas as proporções.
Perigos relacionados ao Ácido Fosfórico
- Ingestão: Corrosivo. Pode causar irritação na garganta, dores abdominais, náusea, queimaduras severas aboca, garganta e estômago. Altas concentrações podem causar estado de choque, colapso respiratório e a morte.
- Inalação: não é esperado ser perigosa, a menos que aquecido a altas temperaturas.
- Contato com a Pele: corrosivo. Pode causar vermelhidão, dor e severas queimaduras.
- Contato com os olhos: Corrosivo. Pode causar vermelhidão, dor, visão turva, queimadura dos olhos e danos permanentes aos olhos.
- Efeitos ambientais: Miscível com água podendo contaminar esgotos, rios, córregos e outras correntes de água.
Medidas de Primeiros-Socorros
- Inalação: Remover para o ar fresco. Dar respiração artificial, se não respirar. Se a respiração estiver difícil, pode ser dado oxigênio por pessoal qualificado. Obter cuidados médicos imediatamente.
- Contato com a pele: Remover as roupas contaminadas. Lavar a pele com muita água durante 15 minutos. Procure ajuda médica.
- Contato com os olhos: Imediatamente, irrigar os olhos com água por 15 minutos, com as pálpebras bem abertas. Procure ajuda médica imediatamente.
- Ingestão: No caso de ingestão não induza ao vômito, lavar a boca várias vezes e fornecer muita água. Procure ajuda médica imediatamente.
O Experimento
Bom antes do experimento devemos dizer que são permitidos 0,06g de Ácido Fosfórico em 100mL de refrigerante a base de cola. No caso, em especifico a Coca-Cola. Será que é verdade? Segundo os resultados obtidos, não! Em 100mL de Coca-Cola continha 0,09g de ácido Fosfórico. "Mas pode isso? O que acontece?"Na verdade nada pode ser feito, pois uma empresa grande como a Coca-Cola não é boba, eles utilizam de outros cálculos para se safarem, como: Desvio Padrão.
Além de realizar esta determinação assustadora, a pesquisa continuou em saber o pH da Coca-Cola, e adivinha: o pH da Coca-Cola é 3. E é considerada uma substância ácida. Também, pela quantidade de Ácido Fosfórico não poderia ser diferente.
Conclusão
Viver sem refrigerante não é difícil, é uma questão de costume e reeducação. Em muitos casos o consume excessivo de refrigerante, como a Coca-Cola que contém cafeína, é tratado como vício assim como bebidas alcoólicas. Mas vai com calma, não vá achando que o refrigerante diet vai melhorar. Mais pra frente falarei um pouco sobre esses refrigerantes diets e saberemos se é bom ou não. Mas o melhor conselho agora é: Suco da fruta e água.Fonte:
Trabalho realizado por alunos do 2ºMódulo do Curso Técnico em Química - CIOB (2013)
Integrantes do grupo: Elias Neres, Natália Silva e Thainá de Jesus.
0 Comentários