Algumas Vidrarias Importantes no Laboratório de Química




NOMES E UTILIDADES:
1- Bureta, é um tipo de vidraria utilizada em laboratórios, disposta na vertical (com escoamento de fluido de forma gravitacional), sustentada por um suporte universal (com garras) e, quando em utilização, posicionada sobre um béquer ou erlenmeyer. Seu principal objetivo de uso está na correta dosagem volumétrica de algum reagente nas titulações.

2-Funil de Decantação, separa líquidos imiscíveis, que apresentam por essa razão densidades diferentes; sistema no qual o líquido mais denso acumula-se na parte inferior do recipiente.

3-Balão Volumétrico, é um recipiente utilizado em laboratórios científicos para preparação de líquidos em volumes muito precisos e exatos, geralmente usado quando o volume é grande para se medir com uma pipeta ou bureta. É um frasco com formato semelhante a uma pêra, mas com um longo pescoço cilíndrico e um maior fundo plano.  O pescoço é marcado com uma linha (traço de aferição), para que se possa medir um determinado volume de líquido e possui também uma rolha de vidro ou tampa de plástico, para fechar a abertura no topo.
4-Balão volumétrico com saída lateral.Empregado na ebulição de líquidos em pequenas destilações.

5-Balão de Fundo Chato, utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o TRIPÉ com TELA DE AMIANTO.
balão de fundo chato destina-se a destilações químicas, seu uso é semelhante ao balão de fundo redondo, porém mais apropriado aos aquecimentos sob refluxo pois  pode ser apoiado sob superfícies planas.
6- Béquer ou Becker,  é um tipo de recipiente muito visto em laboratório de Química, Física e Biologia onde sua principal função é trabalhar com líquidos. São usados na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, usados para dissolver diversas substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples. O mais comumente encontrado em laboratórios são os béqueres feitos de vidro borisilicato, pois estes são mais resistentes ao calor (podem ser aquecidos) e a maioria dos produtos químicos. Também existem béqueres de plástico (polipropileno) e de metal (aço inoxidável ou alumínio), disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos e capacidades volumétricas (desde um milímetro até vários litros).

7-Condensador é um aparelho usado muito em laboratórios para condensação de gases (passagem do estado gasoso  para o liquido). Este aparelho usa um sistema de resfriamento simples através do resfriamento do gás pela água em baixas temperaturas, mas sem o contado entre as duas.
Este aparelho também pode ser usado apara auxiliar na separação de substâncias, quando estas têm valor de ebulição diferente, aquecendo-se a mistura para a que tiver menor ponto de ebulição evapore antes e se condense novamente no condensador separando-se totalmente do resto da mistura.

8-Tubo de ensaio são recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume. Os tubos de ensaio podem ser aquecidos no Bico de Bunsen. O diâmetro da abertura geralmente fica entre 1 e 2 centímetros, e 5 a 20 cm de comprimento. Geralmente possuem um borda mais grossa na abertura, o que facilita o despejo do seu conteúdo em outro recipiente.

9-Vidro de Relógio,Os vidros de relógio são pratos de vidro de fundo redondo.
Têm múltiplas aplicações no laboratório nomeadamente para pesagem de reagentes, para tapar copos de reação e para armazenar substâncias.
Devido à sua grande utilidade e uso apresentam diversos tamanhos.

10-Bastão ou baqueta: é um bastão maciço de vidro. Serve para agitar e facilitar as dissoluções ou manter massas líquidas em constante movimento.

11-Funil de vidro: Empregado para transferir líquidos e para apoiar o papel de filtro.

12-Proveta ou cilindro graduado: Serve para medição precisa de volumes maiores de líquidos.


13-Erlenmeyer: Serve para recolher frações de materiais destilados ou para conter misturas que serão homogeneizadas.

14- Não Sei o Nome. Se alguém souber coloque nos comentários e eu vou consertar.

Postar um comentário

0 Comentários