Algumas Curiosidades Sobre Fogos de Artifício

Gostamos de fazer barulho quando crianças. Nós também gostamos de coisas que fazem barulho. É por isso que fogos de artifício são muito divertidos. Especialmente os que fazem o ruído máximo.

A Descoberta dos fogos de artifício

Nós todos sabemos que o homem descobriu o fogo por acidente. Mas você sabia que até mesmo fogos de artifício foram descobertos assim também? Um chinês acidentalmente descobriu que uma mistura de nitrato de enxofre, carvão vegetal e potássio (receita parecida com a da pólvora) queimava rapidamente com uma grande flash. Animado por esta visão maravilhosa, encheu a mistura em brotos de bambu e jogou-os no fogo. Os rebentos de bambu verdes explodiram fazendo um grande som. E assim, fogos de artifício nasceram.

Azul é a cor mais difícil de criar em fogos de artifício

Os primeiros fogos de artifício reais eram fogos de artifício chineses. Estes fogos de artifício vermelhos não eram como os que temos hoje e explodiam com um som surdo. As pessoas na China celebram a invenção do fogo de artifício todos os anos no dia 18 de abril. De acordo com uma lenda chinesa, foguetes poderiam afastar os maus espíritos como fantasmas que tinham medo de ruídos altos. A China ainda é a maior fabricante de fogos de artifício do mundo.

Essas cores brilhantes

Foi somente em 1800 que os químicos descobriram como fazer fogos de artifício coloridos. Eles identificaram certos compostos que, poderiam ser adicionados à mistura para se obter tons vermelhos, verdes, azuis e roxos. Hoje, com os avanços na química, novas cores de luzes podem ser criadas.
Nos tempos antigos costumava ser difícil de produzir a cor azul. Mas, com a descoberta da liga de magnésio-alumínio – Magnalium, isso não é mais um problema. Vemos ricos, fogos azuis iluminando o céu. Cloretos metálicos são responsáveis ​​pelas cores que vemos no céu.
  • Laranja: Os sais de cálcio são responsáveis por esta coloração em foguetes.
  • Vermelho: A cor vermelha vem da queima de sais de Estrôncio ou carbonato de Lítio.
  • Amarelo: Obtido pela queima de Sódio.
  • Prata: A “chuva de Prata” é produzida pela queima de pó de titânio, alumínio ou magnésio.
  • Dourado: O ferro presente nos fogos de artifício confere o tom de Ouro.
  • Azul: O aquecimento do metal cobre nos faz visualizar a cor azul.
  • Roxo: A mistura de Estrôncio e Cobre dá origem a essa bela cor.
  • Verde: A queima de Bário faz surgir o verde incandescente.
Foguetes são diferentes de explosivos. Eles queimam por um processo de queima de chama de deflagração que é totalmente diferente daquele em explosivos.

Leia mais em: http://cienciasetecnologia.com/pirotecnia-ciencia-explosivos-fatos-fogos-artificio/#ixzz2pkbKiDu4

Postar um comentário

0 Comentários