Constantes de Equilíbrio Kc e Kp

A constante do equilíbrio químico em termos de concentração em quantidade de matéria (Kc) e em termos de pressão parcial (Kp) será dada pela divisão do Kdireto pelo Kinverso. Na expressão, cada concentração é elevada a um expoente correspondente ao coeficiente da respectiva substância na reação.


Considere a reação reversível genérica abaixo, onde as letras minúsculas correspondem aos coeficientes da reação balanceada e as letras maiúsculas são os reagentes e os produtos são todos gasosos:
Reação reversível elementar e genérica.
 
Considerando separadamente cada um dos sentidos da reação, as taxas de desenvolvimento (Td) delas são dadas por:
*Reação direta: aA + bB  → cC  +  dD
Tddireta = Kdireto . [A]a. [B]b
*Reação inversa: cC  +  dD → aA + bB 
Tdinversa = Kinverso . [C]c. [D]d
A constante do equilíbrio químico em termos de concentração em quantidade de matéria (Kc) e em termos de pressão parcial (Kp) será dada pela divisão do Kdireto pelo  Kinverso.
Assim, temos:
Kdireto . [A]a. [B]b      = 1 →    Kdireto__ = __[C]c. [D]d___                        
Kinverso . [C]c. [D]d                       Kinverso            [A]a. [B]b
 Sendo, Kc  =_Kdireto_                       Kinverso     
Então, temos: 
Kc  =__[C]c. [D]d___          ou       Kp  =__(pC)c. (pD)d___     
A]a. [B]b                                               (pA)a. (pB)b
     
Onde p é a pressão parcial de cada substância no equilíbrio.                                    
Desse modo, cada concentração é elevada a um expoente correspondente ao coeficiente da respectiva substância na reação, e  Kc não apresenta unidade*.
Além disso, um aspecto muito importante a ser ressaltado é que nessa expressãonão devem ser representados componentes sólidos e nem líquidos puros, pois somente matérias que podem sofrer variação é que participam dessa expressão. A concentração em quantidade de matéria de uma substância no estado sólido é constante e assim já está incluída no próprio valor de Kc. O mesmo vale para líquidos puros como a água. Resumindo, só participam da expressão substâncias no estado gasoso e em solução aquosa.
Observe os exemplos abaixo:
Exemplos de expressões de constante de equilíbrio químico em termos de concentração e em pressão parcial.
 
Os valores de Kc podem nos mostrar se a concentração dos reagentes e dos produtos são iguais ou se uma é maior que a outra:
  • Se Kou Kfor igual a um (Kc = 1), isto significa que a concentração dos reagentes e dos produtos é igual;
  • Se o valor de Kc ou Kfor alto, isto significa que os produtos estão em maior concentração, pois na expressão de Kc os produtos estão no numerador;
  • Se o valor de Kc ou Kfor baixo, isto significa que os reagentes estão em maior concentração, pois na expressão de Kc os reagentes estão no denominador.
* Ke Ksão números adimensionais, ou seja, números puros, sem unidade relacionada a alguma grandeza ou relação entre grandezas.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Postar um comentário

0 Comentários